• Profissionais
  • Fórum
  • Artigos
  • Quem somos
  • Fale conosco
  • Parceiros
  • Anuncie aqui!


  • Não é cadastrado
    ainda?

  • Criar uma conta
  • Acesse a sua conta

  • Primeiros passos de um Roadie - Segunda Parte - Roadie Brasil
    Início » Primeiros passos de um Roadie » Primeiros passos de um Roadie – Segunda Parte

    Primeiros passos de um Roadie – Segunda Parte

    Saibam quais são as 6 dicas mestre para ser um bom Roadie

    Olá pessoal, essa é a continuação da primeira parte do Primeiros passos de um Roadie – Parte 1.

    Pra quem ainda não viu, é só clicar aqui para ler. Então, paramos na dica número 4.

     

    4. PASSAGEM DE SOM.

    Após os instrumentos montados, limpos, afinados e plugados, comece a passagem de som em parceria com os técnicos de áudio responsáveis. Geralmente comece pela bateria, percussão, teclados e pianos, cordas e depois as vozes.
    Distribua o som dos instrumentos e as vozes nas vias de retorno individuais, de acordo com o que cada músico preferir. Uma boa dica é organizar a passagem de som, do tipo: vamos lá… bateria… na via do baixo… agora bateria na via do teclado… e assim que você distribuir a bateria pra todos, passe para outro instrumento e continue o processo. Se caso os músicos forem passar o som, melhor, pois assim eles farão os ajustes necessários de acordo com a particularidade de cada um.

     

    Relembrando que terminando a passagem, dê aquele trato no palco, ok?

    5. POSTURA NO TRABALHO ANTES, DURANTE E APÓS O SHOW.

    Quanto à postura, pra mim uma das coisas mais importantes quando se chega no palco, é se apresentar à todos os envolvidos no trabalho e sempre usar o bom senso e, acima de tudo, a educação, pois “GENTILEZA GERA GENTILEZA”. Particularmente sou adepto do “por favor”, “pois não”, e esse tratamento sempre funciona muito bem. Evite as bebidas alcoólicas durante o trabalho, porque elas podem atrapalhar seu desempenho e você vai ser visto como um mal profissional.

     

    Deixe pra beber depois que todo o trabalho estiver concluído. Como dito antes, o ideal é que você monte seus equipamentos de trabalho e se posicione em áreas onde tenha uma visão geral do palco, de preferência nas laterais, e procure se manter o mais “invisível” possível. A atenção e concentração no show e no equipamento é a garantia do seu trabalho bem feito. Durante o show, pense que serão em média apenas umas 2 horas que você deverá dedicar do seu tempo para esse propósito.

     

    Antes de começar o show, limpe os instrumentos, cheque a afinação das cordas, se os cabos estão todos plugados, se as baterias necessárias já foram trocadas, se as estantes da bateria e percussão estão todas apertadas, se os pedestais estão nos lugares, se as águas e setlists estão distribuídos, confira a comunicação com a técnica, mapeie no seu setlist as suas intervenções, trocas e reposições de instrumentos e boa sorte!

     

    Quando terminar o show, aguarde que os músicos saiam do palco e aí sim, comece a desmontagem.

    6. TÉRMINO DO SHOW, DESMONTAGEM E RETORNO DA CARGA.

    Terminado o show, posicione as cases e bags próximo a seus devidos instrumentos e comece a desmontar e guardar. Dê prioridade aos equipamentos mais vulneráveis, como instrumentos de corda e equipamentos eletrônicos.
    Assim que tudo estiver guardado, separe a carga e faça a logística do embarque. Assim como na chegada, combine com sua equipe de ficar uma pessoa no palco e a outra no transporte organizando a carga, isso quando tiver os carregadores, e se não tiver, como já foi dito antes, a união faz a força. Confira a carga com o checklist, confira também se não ficou nada no palco e se estiver tudo guardado, pode fechar o transporte.
    Assim que a carga retornar para o local de origem, descarregue tudo, guarde no galpão ou nos carros dos músicos e bom descanso.

     

    Lembre-se sempre que a manutenção dos equipamentos evita muitos problemas na estrada, portanto fique atento e relate aos músicos sobre possíveis problemas que você notar.

     

    Em breve, serão postados novos artigos com dicas e macetes para nos ajudar no nosso dia a dia. Bem, fico por aqui e espero ter ajudado de alguma forma, lembrando que conto com todos para que essa lista seja avaliada, discutida e melhorada. Um abraço fraterno à todos os parceiros do PORTAL ROADIE BRASIL, e se precisarem de alguma coisa aqui em BH, podem contar comigo.

    Janer Sumayo (Cenôra)

    QUEM ESCREVEU ESTE ARTIGO?


    CATEGORIAS
  • Bandas (1)
  • Primeiros passos de um Roadie (2)
  • Roadie Brasil (3)







  • Comentários